sexta-feira, 29 de julho de 2016

Por que é que sopramos velas no aniversário?

Poucas pessoas conhecem a origem desta que é uma das tradições mais estendidas e assentes em várias partes do mundo.


Todos os anos no dia do nosso aniversário o ritual repete-se: pomo-nos em frente a um bolo, com velas acesas e mal terminam de nos cantar os parabéns, enchemos os pulmões de ar e apagamos as velas num sopro (ou mais). Mas porquê?

Claro que existem várias teorias e que a origem exata não é conhecida. Mas uma das versões mais populares é de que, na Alemanha do século XVIII, numa celebração chamada Kinderfest, onde se colocavam duas velas sobre o doce do menino homenageado, uma para representar a luz da sua vida e outra que simbolizada os anos vindoiros. As chamas deviam estar acesas durante todo o dia e eram substituídas depois de consumidas pelo fogo. Ao final do dia apagavam-se num só sopro. Acreditava-se que a fumaça das velas que se libertava quando estas eram sopradas passava a Deus o desejo que toda a gente tem o direito de pedir para o seu aniversário.

Um manuscrito alemão do mesmo século parece defender a tradição atual, dizendo que se colocava uma vela por cada ano que a pessoa fizesse, além de uma vela extra no centro do bolo.

Por Ricardo Rocha

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!