quarta-feira, 25 de maio de 2016

Gravação inédita mostra Bowie a cantar Sinatra

Um programa da BBC irá mostrar, pela primeira vez, alguns temas inéditos de Bowie, como uma versão diferente do single "The Laughing Gnome" e uma cover de "My Way", de Frank Sinatra.
David Bowie
Várias músicas inéditas de David Bowie, incluindo uma versão de “My Way” de Frank Sinatra, vão ser divulgadas num novo documentário da BBC 4 sobre a história da música pop. The People’s History of Pop será composto por quatro episódios (um deles dedicado exclusivamente a Bowie) e irá abarcar um período de cerca de 40 anos.
Para o documentário, Kevin Cann, biógrafo oficial de Bowie, autorizou o apresentador da BBC Danny Baker a visitar o arquivo do músico. Resultado: dezenas de músicas inéditas, algumas das quais irão ser apresentadas pela primeira vez em The People’s History of Pop. Uma dessas canções é uma versão de “My Way”, um dos temas mais famosos de Frank Sinatra e com o qual Bowie tinha uma relação muito próxima.
“My Way” é uma adaptação de “Comme d’habitude”, uma música composta e escrita em 1967 por Claude François. Para a versão inglesa, que acabaria por se tornar muito mais conhecida do que a original, Sinatra pediu a vários músicos e compositores que adaptassem para inglês a letra da canção francesa. Entre eles estava Bowie.
Em entrevista ao programa Storytellers, realizado durante os anos 90 pelo canal VH 1, Bowie contou que a sua versão, intitulada “Even a Fool Learns to Love”, acabaria por ser rejeitada por Sinatra, e “com alguma razão”. O cantor norte-americano acabou por escolher a versão do canadiano Paul Anka. A de Bowie nunca chegou a ser gravada. Alguns anos mais tarde, porém, Bowie adaptou a letra de Claude Fançois e transformou-a em “Life on Mars”. Esta foi lançada juntamente com o álbum Hunky Dory, de 1973, com a nota: “Inspirada por Frankie”.
De acordo com o Público, para além de “My Way”, o documentário da BBC irá divulgar uma maqueta de “Space Oddity”, com várias versões diferentes, e uma versão do single “The Laughing Gnome”, de 1967. A primeira parte do documentário, dedicada aos Beatles e aos Rolling Stones, foi transmitida no passado mês de abril. A segunda parte, dedicada à década de 70 (e a Bowie), será apresentada em julho.


*Notícia exemplificativa retirada do Observador.

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!