sexta-feira, 24 de junho de 2016

Mais perdas económicas para Portugal?

A possível saída do Reino Unido da União Europeia poderá levar a uma penalização do PIB português em 0.3 pontos percentuais, entre 2017 e 2019, ou seja, Portugal vai perder cerca de 300 milhões de euros em exportações, mais propriamente 200 milhões de euros nas vendas e bens e 100 milhões de euros em serviços.

Este estudo foi realizado pela empresa Euler Hermes, que estudou também os efeitos nos estados-membros da União Europeia. De acordo com o estudo de Euler Hermes, as insolvências de empresas portuguesas podem aumentar um ponto percentual até 2019. A nível da balança comercial, Portugal aparece como o quarto país que mais perdas teria no caso de o Reino Unido sair do espaço euro.

Portugal tem sido um dos maiores beneficiários dos fundos comunitários e a saída de um dos maiores contribuintes líquidos para o orçamento da UE, como é o caso do Reino Unido, poderá ter impacto nas transferências futuras que o país receba. Outras consequências para Portugal dizem respeito aos juros da dívida pública, que tenderão a agravar-se, o que irá penalizar inevitavelmente o mercado nacional.

Por Cláudio Conceição e Marciete

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!