A seleção portuguesa de futebol, na próxima quinta-feira, defronta a Polónia, que tem um registo positivo em quartos de finais de grandes competições, tendo apenas sido eliminada por duas vezes nesta fase em sete campeonatos.
Em 1996, em Birmingham, Portugal caiu perante a República Checa (1-0), com um golo marcado por Poborsky, que mais tarde acabou por jogar no Benfica, num lance que ficou na história dos Campeonatos da Europa. Doze anos depois, em 2008, foi derrotado pela Alemanha (3-2), em Basileia.
Nos restantes cincos jogos, a seleção nacional garantiu sempre a passagem à próxima ronda, tendo por duas vezes necessitado do desempate por grandes penalidades, as duas contra a Inglaterra e em competições seguidas (Euro 2004 e Mundial 2006).
Portugal é mesmo a seleção que mais vezes chegou às meias-finais de um Europeu (quatro, sendo que em 1984 não houve quartos de final) e que nunca conquistou o título.
Nesta fase, o jogo mais marcante aconteceu no Euro 2004, em Lisboa, quando Portugal eliminou a Inglaterra nos penáltis, com Ricardo a defender uma grande penalidade sem luvas, a marcar e a garantir a passagem. No Estádio do Luz, um golo de Hélder Postiga, já nos minutos finais, levou a decisão para prolongamento, anulando o remate certeiro de Owen, logo aos três minutos. Rui Costa ainda colocou Portugal em vantagem, mas Lampard forçou os penáltis.
Dois anos depois, na Alemanha, outra vez nos ‘quartos', mas num Campeonato do Mundo (Mundial 2006), Portugal e Inglaterra voltaram às grandes penalidades, desta com 0-0 após o tempo regulamentar e o prolongamento. A seleção nacional venceu por 3-1, novamente com o guarda-redes Ricardo em grande estilo.
Sem necessitar de tempo extra, a seleção bateu a Turquia em 2000, por 2-0 e, em 2012, ultrapassou a República Checa, por 1-0, com Cristiano Ronaldo a resolver aos 79 minutos, em Varsóvia.
Na sua primeira aparição em quartos de final, Portugal bateu a Coreia do Norte por 5-3, após estar a perder por 3-0, no Mundial de 1966, em Inglaterra, num jogo que ainda hoje é recordado pelos quatro golos de Eusébio.
Portugal defronta, agora, a Polónia, nos quartos de final do Euro 2016, em Marselha, no Estádio Vélodrome.
Por Francisco Pereira
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!