terça-feira, 28 de junho de 2016

Queda da Libra com a saída do Reino Unido da UE

O valor da libra esterlina caiu esta madrugada de 1,50 dólares para menos de 1,33 dólares, sendo este o valor mais baixo desde 1985.


A divisa britânica entrou em queda livre à medida que os resultados do referendo indicavam a saída do Reino Unido da União Europeia.

Esta é a queda mais acentuada da libra esterlina num único dia, ultrapassando em poucas horas o anterior crash da “Black Wednesday”, quando o Reino Unido, em 1992, saiu do sistema monetário europeu.

O Banco de Inglaterra tomou todas as medidas necessárias para cumprir com a sua responsabilidade em termos de estabilidade monetária e financeira, após o referendo de quinta-feira, no Reino Unido, que teve como resultado a saída da União Europeia.

Perante esta situação, vários britânicos correram a trocar as suas libras por euros e dólares na véspera do referendo, aproveitando assim a valorização de 3% registada pela libra nas últimas sessões, que levou a cotação para os 1,46 dólares e os 1,30 euros.

A moeda do Reino Unido caiu 8,61% face ao dólar, até aos 1,36 dólares, enquanto o euro perdeu 3,40% face ao dólar.

Assim, o porta-voz do primeiro-ministro britânico fez saber, de acordo com o The Independent, que uma nova votação sobre a saída do Reino Unido da União Europeia “não está nos seus planos".

Por Francisco Pereira e Tiago Sequeira


0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!