Não fuma, portanto, certamente é mais saudável do que os fumadores? Não propriamente. Há hábitos que podem ser igualmente prejudiciais para a saúde. Mas, felizmente, será mais fácil fazer algumas mudanças na sua rotina do que para um fumador deixar de fumar.
Conheça os seis hábitos que podem ser tão prejudiciais como fumar:
1. Passar várias horas sentado. De acordo com os Alberta Health Services-Cancer Care, no Canadá, passar várias horas sentado, de forma contínua, está relacionado com 160 mil casos de cancro da mama, do cólon, da próstata e do pulmão, o que representa quase dois terços dos casos de cancro provocados pelo tabagismo.
2. Fazer uma dieta rica em proteína animal. Os produtos de origem animal, como o queijo e a carne, são ricos em IGF-1, uma hormona que, segundo os estudos, promove o crescimento de células cancerígenas.
3. Cozinhar com gás natural. Cozinhar desta forma traz uma dose adicional de monóxido de carbono, dióxido de azoto e formaldeído, os mesmos três contaminantes que são encontrados no fumo do cigarro passivo. Mas ligar uma ventoinha ou o exaustor enquanto cozinha pode reduzir os níveis de poluentes entre 60% a 90%.
4. Usar o óleo errado para cozinhar. Estudos feitos em restaurantes provaram que são libertadas partículas, como aldeídos e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, compostos encontrados no fumo do cigarro e ligados a inflamação das vias aéreas, durante os fritos feitos com banha e óleo de soja a elevada temperatura. Pode usar óleo de abacate, por exemplo, para fritar de forma mais saudável; para baixas temperaturas ou tempero, opte pelo azeite.
5. Solário. Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association estimou que o solário provoca cerca de 420 mil casos de cancro da pele todos os anos só nos Estados Unidos. Comparativamente, o tabagismo provoca 226 mil casos de cancro nos pulmões.
6. Não dormir bem, nem o suficiente. Não dormir deixa-o mal disposto e irritadiço, mas também pode despoletar problemas de saúde, como tensão arterial alta, ataques cardíacos, AVC ou obesidade. Um estudo concluiu que não dormir pelo menos sete horas por noite aumenta as taxas de mortalidade para níveis semelhantes aos dos fumadores.
Por Bernardo Pereira
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!