terça-feira, 19 de julho de 2016

A saúde de um atleta

Renato Galhós tem 16 anos e estuda na ATEC - Academia de Formação. Este ano foi Bicampeão Nacional de Remo, na categoria de juniores, e estivemos à conversa com o atleta, a fim de perceber como é a vida deste desportista e os hábitos indispensáveis para manter a forma física necessária à prática do seu desporto.


Renato, como já sabemos, atualmente é um praticante de remo. Há quanto tempo é que pratica e por que é que optou por esta modalidade?
Renato: Eu pratico este desporto há cerca de 4 anos e é atualmente o meu desporto de eleição, pois desde pequeno que sou um apaixonado por desportos náuticos.

Com que periodicidade executa o seu treino e no que se baseia?
Renato: Tenho treinos 6 dias por semana, folgando apenas à segunda-feira. Baseia-se em treinos na água e, por vezes, no ginásio através do ergómetro e de exercícios de musculação, executando também outro tipo de treinos técnicos.

Para um atleta os períodos de descanso também são necessários. Acha que a sua pausa semanal é suficiente?
Renato: Penso que sim, pois por pouco tempo que pareça considero que é o necessário para voltar a “carregar as baterias” e a preparar-me para mais uma semana de trabalho árduo.

Consegue descrever-nos a sua dieta, o que tenta evitar na sua alimentação?
Renato: O que importa não é necessariamente o que como, mas sim as quantidades que consumo de cada alimento. Procuro sempre ingerir o mínimo de gorduras, fritos e alimentos com elevados graus de açúcar, como os refrigerantes. 

Tem certamente cuidado com a sua saúde, mas isso só é possível de comprovar através de exames. Com que periocidade os executa?
Renato: Claro que, como atleta de competição, é estritamente necessária a execução de exames, algo que faço duas vezes por ano, e baseiam-se em exames cardiovasculares (provas de esforço) e análises ao sangue e à urina.

Pelo que investiguei, é um amante de desportos. O que mais pratica para além do remo?
Renato: Sim, é verdade. Para além do meu desporto de eleição, pratico também ciclismo.

A prática desse desporto “complementar” não influencia o seu desempenho?
Renato: Não propriamente, pois o meu treinador sabe que o faço e acaba por inclui-lo no meu plano geral de treino, fazendo com que este seja mais completo, acabando assim por me ajudar.

Por Alexandre Azevedo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!