terça-feira, 19 de julho de 2016

Beijar poderá ser uma das causas da infertilidade?

Um estudo declarou que existe um subtipo do vírus do herpes que, ao ser transmitido através da saliva, pode vir a interferir com a fertilidade da mulher.


Uma equipa de investigadores da Universidade de Ferrara, em Itália, revelou recentemente um estudo que apresenta um subtipo do vírus do herpes que pode ser um dos responsáveis pela infertilidade feminina ao ser passado através do beijo.

O vírus em causa designa-se por HHV-6A, já anteriormente associado à infertilidade. O HHV-6A pode ser transmitido de pessoa para pessoa através da troca de saliva, como acontece no normal ato de beijar.

Para chegar a estas conclusões, a equipa de investigadores italianos analisou o útero de 66 mulheres entre os 21 e os 38 anos, concluindo que 36 eram férteis e já tinham tido pelo menos uma gravidez, outras 30 tinham sido diagnosticadas com infertilidade primária e nunca tinham sido mães.

Depois de analisarem todos os resultados obtidos, os cientistas notaram que 43% das mulheres inférteis (13 das 30) apresentavam a presença deste subtipo do vírus do herpes (HHV-6A). O HHV-6A foi apenas detetado nas mulheres inférteis. Este vírus não é detetável em análises sanguíneas nem em amostras com saliva.

Por Bernardo Nobre

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!