sexta-feira, 15 de julho de 2016

Portugal com o quarto maior défice comercial da Zona Euro

O valor das importações superou o das exportações em 4,1 mil milhões de euros nos primeiros quatro meses do ano. Só a Grécia, Espanha e França têm um défice superior.


Este valor, que é igual ao valor verificado no mesmo período do ano passado, é o quarto mais elevado entre os países da Zona Euro. De acordo com os dados divulgados pelo Eurostat esta sexta-feira, 15 de Julho, só a França (27,1 mil milhões de euros), Espanha (6,6 mil milhões de euros) e Grécia (8,1 mil milhões de euros) registaram défices superiores.

Nos primeiros quatro meses de 2015, o défice da balança comercial também era o quarto mais elevado da Zona Euro, ao atingir 4,1 mil milhões de euros. Entre janeiro e maio as exportações portuguesas desceram 2% para 20,3 mil milhões de euros e as importações caíram 2% para 24,4 mil milhões de euros. Estas descidas foram determinadas, sobretudo, pela redução do comércio com os países fora da UE (as exportações desceram 16% e as importações caíram 10%).

Portugal tem agora um saldo negativo de 3,4 mil milhões de euros no comércio de mercadorias com os países da UE e de 600 milhões de euros com os restantes.

As estimativas do Eurostat apontam para um excedente comercial de 105,3 mil milhões de euros no acumulado dos países da Zona Euro nos primeiros quatro meses deste ano, bem acima dos 85,9 mil milhões de euros do mesmo período do ano passado.

A Alemanha contribui de forma decisiva para este excedente, já que sozinha apurou um saldo positivo de 107,7 mil milhões de euros na balança comercial, acima dos 101,1 mil milhões de euros do ano passado. Em segundo, surge a Holanda com o excedente de 24,2 mil milhões de euros.

Por Martim Carrelo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!