O novo incentivo para as pessoas saírem de casa
O Pokémon GO é o novo jogo para os smartphones criado pela Niantic, Inc., Nintendo e a The Pokémon Company, para as plataformas iOS e Android. É gratuito, com compras adicionais incluídas no jogo.
Foi lançado a 5 julho de 2016, no Japão, e rapidamente se tornou um fenómeno que já conta com mais de 15 milhões de descarregamentos em todo o mundo. Em Portugal, apenas foi lançado hoje, mas já conta com mais de seis mil utilizadores.
É um jogo para todas a idades, que mistura a realidade virtual com a nossa realidade, em que a personagem principal é a própria pessoa. Tem como objetivo “caçar” os Pokémon, que podem estar por toda a parte. Torna-se assim interativo, devido ao facto de as pessoas terem de se deslocar pela sua cidade à procura de Pokémons.
Demasiado interativo até... Desde o seu lançamento já foram detetados vários acidentes causados pelo jogo, desde pessoas que se despistaram de carro, por estarem com atenção aos Pokémons, ou pessoas que simplesmente foram contra alguma coisa.
A intenção do jogo é boa: incentivar as pessoas a saírem de casa, porque cada vez mais as pessoas ficam retidas em casa a jogar. Porém, ao mesmo tempo, este jogo é uma prova de que cada vez mais a sociedade está dependente das tecnologias. Se ficávamos retidos em casa por causa de um jogo, com este jogo já saímos… mas porque o jogo nos obriga. É um pouco ridículo, porque a nossa falta de incentivo para fazer alguma coisa pode comprometer-nos num futuro próximo, pois estamos sempre dependentes que alguém crie um novo objetivo para sairmos para algum lado e não temos a iniciativa própria de sair de casa.
Como disse Albert Einstein: “Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapasse a nossa interação humana, e o mundo terá uma geração de idiotas.” Seja diferente: saia de casa por iniciativa própria.
Por Luís Afonso







0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!