Não é mentira nenhuma quando digo que grande parte de nós não nega um teste de personalidade, muito menos quando é grátis. Quem é que não gosta de saber se é realmente engraçado ou se todos os nossos colegas riem-se das nossas piadas para não parecer mal? Quem é que não gosta de saber se a nossa personalidade condiz com a personalidade do nosso ator ou atriz favorita?
Homem Vitruviano, Leonardo DaVinci |
Testes como estes há muitos e a Internet é bastante generosa ao bombardear-nos com ofertas para fazermos um. Confesse lá, quantos testes destes é que já não lhe apareceram no seu mural do Facebook, onde amigos partilham os seus resultados?
Quem nós somos, o porquê de sermos assim, como é que chegamos a este ponto, tudo perguntas que o homem deseja saber a resposta desde o começo dos tempos e com testes como estes que nos providenciam respostas rápidas, quem consegue resistir? Mas o porquê de não os conseguirmos resistir?
Segundo o site Bustle, existem três razões científicas para as pessoas quererem (quase como involuntariamente) realizar estes tipos de testes:
1- Vontade: Necessidade de mostrar que somos o centro das nossas vidas, o que é evidenciado pelos resultados positivos e que revelam o melhor de nós serem os únicos resultados a serem partilhados.
2- Reforço de crenças: Necessidade de reforçar o que nós pensamos sobre nós mesmos mesmo que sejamos diferentes.
3- Necessidade de feedback: As pessoas não partilham apenas para evidenciar a sua personalidade, mas também para ver a reação dos outros face ao seu resultado.
Por José Nascimento
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!