Os japoneses detêm atualmente o record das pessoas mais velhas do mundo, segundo os registos do Guiness: Misao Okawa, uma senhora com 116 anos e Sakari Momoi, um senhor de 111 anos.
Em média, as mulheres japonesas têm uma expetativa de vida maior do que a dos homens, 87 e 80 anos, respetivamente.
Na minha opinião, esta longevidade "fora do comum” deve-se a quatro simples fatores:
1º Equilíbrio Nutricional
Eu nem gosto muito, mas quem já provou sushi, já deve ter reparado na variedade de cores e sabores “implementados”. Esta variedade de cores/sabores deve-se à variedade de ingredientes (naturais) usada para fazer sushi.
As refeições japonesas têm como base o arroz, que é uma excelente fonte de hidratos de carbono, vegetais e peixe (normalmente grelhado ou cru), vitaminas, minerais e proteínas, e a sopa de vegetais. Além disso, as suas refeições têm baixo teor calórico e de gordura, o que é sempre saudável. As algas e a soja que eles usam nas refeições são fonte de minerais e são ricas em flavonoides, que ajudam a combater o colesterol e a osteoporose.
2º O hábito de beber chá verde
Os japoneses têm o hábito de beber chá verde diariamente. Esta bebida está associada à boa saúde e longevidade, pois está repleta de antioxidantes poderosos, que combatem o envelhecimento das células e os agentes cancerígenos.
Este é, sem dúvida, um dos hábitos mais importantes na vida japonesa, pois o consumo diário e regular do chá verde reduz o risco de derrames, contribui parra a memória e saúde mental, aumenta a imunidade a doenças e ajuda a desintoxicar o fígado. Nestas condições, também aumenta o metabolismo, diminuindo a obesidade.
3º Medicina Preventiva
No Japão, são realizados exames médicos anuais nas escolas e empresas. Este exame é obrigatório, porém gratuito, e um dos maiores benefícios deste exame é a deteção de doenças nos estágios iniciais. Desta forma, os cidadãos que têm seguro de saúde podem ter um tratamento digno com baixo custo.
Homens com mais de 85 centímetros e mulheres com mais de 90 centímetros de circunferência na cintura são orientados a fazer dieta e exercícios. A medicina preventiva aumenta a expetativa de vida e ajuda a reduzir os gastos do país com saúde, pois soluciona os problemas antes que se agravem.
Eu penso que o Japão é, até agora, o país mais evoluído, pois é o país que pensa em resolver problemas pequenos antes que se tornem problemas maiores e todos os outros países deviam ter esta filosofia.


4º Banhos em águas termais
Os japoneses frequentam com muita regularidade estes banhos, que são feitos em piscinas de água termal, o que, para além de motivar o convívio entre as pessoas, também ajudam a curar o cansaço, aumentam o metabolismo, aliviam as dores musculares e relaxam os músculos.
Para ser sincero, é uma das coisas que quero experimentar fazer, já que nós não temos oportunidade para tal.

Por Rafael Sorrilha













0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!