Outcast, a nova série sobre exorcismo, demónios e possessões não chega à TV.
Baseada na HQ homónima de Robert Kirkman (The Walking Dead) e Paul Azaceta, a série conta a história de Kyle Barnss (Patrick Fugit), um rapaz atormentado por demónios ao longo de toda a sua vida. Aparentemente amaldiçoado, Kyle sofre principalmente porque as possessões não acontecem com ele, mas com os seus familiares, trazendo sempre dor e desconforto para todos à sua volta.
O episódio de estreia de Outcast estabelece que Kyle é exatamente aquilo que o título aponta: um pária, banido da sociedade por si mesmo pelos acontecimentos do passado. A narrativa, ao longo de 55 minutos, indica constantemente que há algo de errado com ele, mas inicialmente não especifica o que exatamente o atormenta. Ele vive sozinho numa casa que mais parece estar abandonada, colaborando com a falta de banho e a autopreservação à punição que ele pensa merecer.
Apesar de a série ter como foco o tormento de Kyle, "A Darkness Surrounds Him" abre com o jovem Joshua (Gabriel Bateman) sofrendo de uma possessão. Não há subversão alguma e o género segue à risca todas as suas regras, desde o efeito da água benta no menino até à influência do sol, preces e a mera presença de uma cruz. Não há necessidade de inventar nada novo, o clássico quadro de possessão ainda assusta o suficiente - principalmente quando a vítima é um garoto de dez anos. Bateman entrega uma excelente e intensa performance como o possuído, com direito a violentos conflitos com adultos, ameaças verbais extremas num tom de voz diferenciado e inúmeros momentos de atuação física acentuada.
Através de flashbacks, entendemos parte da história de Kyle e os motivos da sua alienação da sociedade. Fortes cenas mostram a sua mãe abusando do pequeno filho, batendo nele e prendendo-o na dispensa da cozinha. Foi ali que começou a sua maldição; a sua mãe, possuída por uma entidade, teria sido salva pelo garoto, mas perdera a guarda do filho no processo,
A estreia de Outcast apresenta os factos de forma concisa, deixando o óbvio de lado. Não precisamos saber tudo sobre o passado de Kyle imediatamente, podemos ir descobrindo aos poucos - a sua vida teve inúmeros percalços até hoje que não cabem na primeira hora da série, além de ser desnecessário apresentar todas os detalhes de uma vez só. Kyle aparentemente é um exorcista, mas não sabe ao certo o que fazer em suas sessões - é com a ajuda do reverendo Anderson (Philip Glenister) que tudo começa a tomar forma, começando pelo exorcismo de Joshua.
Por Fábio Cruz
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!