Hoje em dia, o excesso de peso é algo que está a afetar imenso os jovens durante a adolescência. Em muitos casos, esse excesso de peso pode tornar-se em algo muito perigoso para os jovens e até prejudicar a sua saúde no futuro. Em determinados casos, eles percebem esse perigo e tentam mudar o mais cedo possível. É o caso de Rodrigo, um formando da turma TET que está a tentar mudar o seu futuro. Decidi fazer-lhe algumas perguntas para saber como está a ser este processo de emagrecimento.
Rodrigo, o que te levou a tomar essa decisão?
O que me levou a tomar esta decisão foi o facto de eu já estar um bocadinho farto e sentir que a minha saúde já não era tão boa como antes, para além da questão da aparência.
Como é que começaste este percurso?
Primeiro, inscrevi-me no kickboxing; depois, devido a ter ficado doente, fui a uma consulta em que a médica me recomendou seriamente perder peso. Decidi ir, então, a uma nutricionista que me sugeriu uma dieta.
Em que consiste essa dieta?
A dieta organiza-se em horários. De manhã, quando me levanto por volta das 5h30, tenho de comer 50 gr de pão integral com cevada de café; mais tarde, quando já estou na ATEC, no intervalo das 8h40, como três bolachas e uma peça de fruta; à hora de almoço, não me aconselhou a comer pão e sobremesa, mas sim a beber sempre água antes de partir para a sopa; por volta das 15h40, como duas bolachas e uma peça de fruta; mais tarde, às 18h30, como um iogurte magro e duas bolachas. Quanto ao jantar, as regras são as mesmas: evitar pão e sobremesa e beber sempre água antes das refeições.
Para além da dieta, a nutricionista aconselhou-te a fazer algum desporto?
Sim, aconselhou-me duas vezes por semana, mas faço três vezes por semana. O treino intenso de kickboxe, além da perda de peso, ajuda-me também a aprender defesa pessoal e isso psicologicamente ajuda-me bastante a aumentar a confiança.
Quando percebeste que estavas acima do peso médio, tentaste mudar alguma vez antes de a tua médica te aconselhar a ida a uma nutricionista?
Não, pois eu sempre tive um estilo de vida ativo, mas parte de ter ficado acima do peso médio foi ter passado por uma depressão e sem vontade de fazer nada.
Para alguém que queira ou já esteja a tentar mudar a sua vida como tu estás, que conselhos dás?
Primeiro que tudo é necessário ter força de vontade, porque se quiserem emagrecer ninguém o faz por nós. Também é necessário ter apoio das pessoas mais próximas e trabalhar para atingir os objetivos que queremos alcançar.
Por Márcio Moreira
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!