sexta-feira, 8 de julho de 2016

Será que dormir mal nos deixa com mais fome?


Dormir mal interfere com a nossa relação com a alimentação, com o tipo de alimentos que escolhemos e com o próprio apetite. E este apetite é muito específico: queremos alimentos de rápida absorção, com um índice glicémico alto, porque são estes que nos vão dar energia.

A energia destes produtos é imediata, mas de pouca duração, o açúcar é absorvido muito rapidamente para o sangue, mas a quebra depois também é muito acentuada. 

Principais causas:
A primeira é a falta de energia. A resposta natural do organismo é a procura de alimento.
A segunda é a mais surpreendente e está relacionada com o efeito de dormir pouco, estando nas hormonas responsáveis por regular o apetite, ou seja, quando o corpo está exausto, os níveis de leptina (hormona produzida pelas células que controlam o nosso apetite) baixam; por outro lado, os níveis de grelina (hormona produzida pelo estômago que estimula o apetite) aumentam. Quem não faz um bom descanso tem mais apetite ao longo do dia, tornando-se difícil seguir a dieta a rigor, no caso de quem faz um plano alimentar; em alguns casos, pode originar aumento de peso.

A solução para isto é bastante simples, ou seja, dormir bem. Organize-se e garanta que dorme entre 7 a 8 horas por dia. Vai sentir-se com mais energia, logo vai conseguir comer de forma equilibrada.

Por Miguel Cardoso e Cláudio Kevin

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!